Proibição, dever ou direito? - Código de Ética Enfermagem

 


Promover ou ser conivente com injúria, calúnia e difamação de pessoa e família, membros das equipes de Enfermagem e de saúde, organizações da enfermagem, trabalhadores de outras áreas e instituições em que exerce sua atividade profissional. (PROIBIÇÃO)

Recusar-se a executar prescrição de enfermagem e médica na qual não constem assinatura e número de registro profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência. (DEVER)

Prestar informações escritas e/ou verbais, completas e fidedignas, necessárias à comunidade da assistência e segurança do paciente. (DEVER)

Negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais. (DIREITO)

Exercer cargos de direção, gestão e coordenação no âmbito da saúde ou de qualquer área direta ou indiretamente relacionada ao exercício profissional da enfermagem. (DIREITO)

Ter acesso às informações relacionadas à pessoa família e coletividade, necessárias ao exercício profissional. (DIREITO)

Executar procedimentos ou participar da assistência à saúde sem o consentimento formal da pessoa ou de seu representante ou responsável legal, exceto em iminente risco de morte. (PROIBIÇÃO)

Aprimorar os conhecimentos técnico científicos, ético políticos, socioeducativos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão. (DIREITO e DEVER)















Imagem: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Fuxicos da Enfermagem - 2025 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.